CBA

A Companhia de Bailado Arganilense é uma companhia de dança pertencente à E.A.J. –E-Motion, Associação Juvenil, e nascida na Escola de Dança E-Motion (EDS) através dos alunos de dança contemporânea e de dança clássica (ballet) desta escola de dança, desde setembro de 2019.

Na Companhia estão já inscritas mais de trinta crianças e jovens que pretendem desenvolver as suas competências técnicas e artísticas e divulgar o nome do concelho de Arganil, da Beira Serra e da Escola de Dança onde obtêm formação.

O repertório da Companhia é assinado pela coreógrafa e professora Inês de Castro. Alguns dos bailados de repertório de dança clássica já levados a cena foram "La Bayadère" (2020), "O Lago dos Cisnes" (2020), "Dom Quixote" (2021), "Coppélia" (2021), "Raymonda" (2022), "O Quebra-Nozes" (2022), "Esmeralda" (2023).

Bailado "LA BAYADÈRE"

No dia 1 de Agosto a Companhia de Bailado Arganilense realizou, a convite do Município de Arganil,  o bailado "La Bayadère" de M. Petipa, nas "Noites de Verão". O espetáculo decorreu ao ar livre, segundo todas as orientações da DGS e, neste tempo angustiante que se vive, foi um verdadeiramente revigorante para todas as alunas e professores.

Imprensa: "Diário As Beiras"

Notícia da criação da Companhia de Bailado Arganilense na edição de 3 de março de 2020 no jornal "Diário As Beiras", assinado pela jornalista Lurdes Gonçalves. Na notícia é possível ler as referências à presença da Secretaria de Estado nos eventos da associação bem como os pólos da escola que funcionam não só em Arganil como em Góis e Oliveira do Hospital.

Conferência de imprensa

Conferência de imprensa para apresentação da Companhia de Bailado, com a presença da Dra. Paula Dinis, representante do Município de Arganil, do Presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, Nuno Semedo e da diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, prof. Anabela Soares.

The Boogies

Grupo de dança da E-Motion Dance School que pretende divulgar a cultura Hip-Hop. Esta família é constituída por cerca de 50 elementos e orientado pela prof.Inês de Castro. Atualmente, o grupo contém variante kids, intermédios e teen, reunindo mais de cinquenta crianças e jovens, dos 5 aos 20 anos. A paixão pela dança foi unindo todos os elementos a partir das aulas deste estilo de dança, que começaram a existir na vila de Arganil em 2011. Em 2012 fizeram a sua primeira atuação, ainda sem o nome "The Boogies" e assim continuaram até que em 2015, Inês propôs a criação de um grupo de dança que, mais do que frequentasse as aulas, demonstrasse o seu amor pelo Hip-Hop numa crew entusiasmante, jovial, enérgica e apaixonante e em 2017 criou-se uma ramificação das Boogies em Oliveira do Hospital. Ao todo, participam crianças e jovens dos concelhos de Arganil, Góis, Penacova e Oliveira do Hospital, unindo-se pela sua enorme paixão pela dança. 

Se boogie significa dançar, the boogies significa as dançarinas, o que é dançável, portanto... let's boogie?

Dia Mundial da Dança 2020

Não ficando indiferentes ao Dia Mundial da Dança mas seguindo as normas de isolamento social da pandemia do novo coronavirus, as Boogies lançaram um vídeo nas suas redes sociais que mostra que o trabalho continua, cada uma em sua casa mas o resultado é em grupo.

Atuação na Gala da SCM Galizes

O grupo The Boogies - pólo de Oliveira do Hospital teen - atuou a convite da Santa Casa da Misericórida de Galizes, na sua gala de natal, no dia 1 de dezembro de 2019.

2º Encontro de Danças Urbanas

No dia 9 de novembro de 2019, reuniram-se no auditório da cerâmica arganilense 6 grupos de dança que mostraram o seu trabalho e amor pela cultura hip-hop, juntando centenas de jovens em palco.